Skip to main content
  • Resources
  • Matérias

Fraude online: uma guerra sem fim

Todos os dias, as pessoas acordam, tomam seu café e vão trabalhar.

Quando falamos de fraude, um alvo comum são os sites de vendas online. O foco é em produtos de alto valor e fácil revenda. Por exemplo: eletrônicos, em especial os smartphones. Afinal, eles são verdadeiras armas, nesse tempo onde a informação é o tesouro. Estamos falando de verdadeiros soldados do crime, com conhecimentos técnicos avançadíssimos, que poderiam usar isso para o desenvolvimento produtivo, mas escolheram o caminho do crime.


Por outro lado, existe também um exército de especialistas em segurança. Eles têm ferramentas cada vez mais sofisticadas para combater ataques que ocorrem 24 horas, todos os dias. Tanto o varejo online, como todo o setor financeiro investem muito em ciber segurança. E a tendência é aumentar ainda mais os investimentos nessa área.

Lojas online: os maiores alvos das fraudes

Quando olhamos para as Lojas Online, motivo é o que não falta para se prevenir, pois há várias formas de ataques. Seja um sequestro total da loja, método conhecido como ataque ransomware, a exemplo do que ocorreu com o Grupo B2W com prejuízos milionários, ou mesmo pontualmente nas vendas online.

Em todos os casos, o prejuízo é grande. Para combater as fraudes nas vendas em si, temos sempre que utilizar sistemas antifraudes, integrados na loja online. O sistema analisa cada pedido em tempo real. Centenas de regras pré-determinadas são verificadas em função do pedido de venda. O sistema antifraude pontua o risco (score) do pedido de venda, determinando se a venda foi aprovada ou não. Tudo em poucos segundos.

Em um dia normal de uma loja que vende celulares pela Internet, 12% das vendas são uma fraude.

O que fazer em caso de fraude?

Os criminosos fazem os pedidos com números de cartões de crédito roubados. Caso o sistema antifraude não impeça essas vendas, o verdadeiro portador do cartão vai contatar o banco para cancelar o pagamento. Basta alegar o não reconhecimento da compra e ter seu crédito de volta. Chamamos isso de chargeback.

Por consequência, a loja que fez a venda arca totalmente com o prejuízo. Caso seja feita a entrega do produto, o prejuízo é maior. Além disso, ela pode sofrer multas emitidas pelas bandeiras de cartões de crédito, caso o volume de fraude e chargeback na loja, seja superior a 1% do total de vendas.

Tudo isso, faz com que os desafios nas vendas online sejam grandes. Porém é perfeitamente possível ter sucesso em uma loja, desde que ela tenha uma boa gestão de chargeback.

A gestão de chargeback é um conjunto de processos e sistemas que controlam e monitoram as vendas, indo além do combate à fraude, pois também temos fatores de chargeback que não é por fraude, mas por desacordo comercial, por falha no processo do pedido ou mesmo pelo fato do produto não chegar até as mãos do cliente.

Com sistemas eficientes, bem ajustados, monitoria constante das vendas e um time competente de especialistas (próprio ou terceirizado) uma loja online pode ter sucesso nas vendas, chegando ao final de cada dia com mais vitórias do que derrotas, nesta batalha incessante contra as fraude e o chargeback.

Etelvino Santos – Diretor de Produtos da Multilink