Skip to main content

Abrangência

Este Código de Ética e Conduta aplica-se a todos os acionistas, administradores e colaboradores da Multicom e norteará a conduta a ser obedecida no âmbito do trabalho e do relacionamento com clientes, fornecedores e terceiros.

Missão

Garantir o acesso a soluções e serviços de conectividade de alta qualidade, com a mais avançada tecnologia em serviços de transportes de dados. Trabalhar em sincronismo e aumentar a excelência operacional de nossos clientes desenvolvendo tecnologia de ponta para Integração Eletrônica e EDI, aceleração de conteúdo e aplicações na “nuvem”. Manter atualizado tecnicamente um time de especialistas para cuidar pessoalmente das necessidades dos nossos clientes.

Nossos Valores

Praticar valores no dia-a-dia não significa cumprir ordens, mas acima de tudo é ter a certeza de que o sucesso que eles promovem, para a empresa e para cada um dos colaboradores, não acontece por acaso. Nossos valores são fatores que representam a excelência na prestação do nosso serviço e do nosso desempenho profissional, que devem ser compartilhados e disseminados por todos da Multicom. Conduta e valores são temas abertos e serão periodicamente revistos pela empresa. Mas o que está aqui é importante o suficiente para representar o compromisso de conduta e valores que você e a Multicom passam a assumir a partir de agora.

Ética
Respeito
Inovação
Qualidade
Humildade
Integridade
Honestidade
Determinação
Sustentabilidade
Comprometimento
Valorização das pessoas

Mensagem do CEO

Olá, time Multilink!

Estou animado para compartilhar com vocês nosso novo Código de Ética e Conduta. Este documento é mais do que palavras em uma página; é o coração da nossa empresa, refletindo os valores que nos unem e a integridade que
mostramos ao mundo. Ele expressa em palavras oficiais a essência do que somos e do que acreditamos. São princípios têm estado conosco desde o começo.

A ética é a bússola que guia cada decisão que tomamos. Ela impacta como construímos nossa equipe, como fazemos negócios e como crescemos juntos. Vivemos em um mundo onde todos- desde nossos colegas até nossos clientes,
parceiros e fornecedores- valorizam e esperam práticas justas e honestas.

Quero deixar claro que este código não é um limite para a nossa inovação ou o nosso sucesso comercial; pelo contrário, ele é um alicerce sobre o qual podemos construir um futuro ainda mais brilhante e sustentável. Ele está aqui
para nos ajudar a elevar os padrões, a manter a transparência e a praticar uma gestão responsável em tudo o que fazemos.

Por favor, dediquem um tempo para ler nosso Código de Ética e Conduta com atenção. O propósito é que ele oriente nossas ações e reforce o nosso compromisso com a excelência e a integridade.

Juntos, vamos continuar a crescer, a fazer a diferença e avançar com confiança!

José Tadeu Bijos

CEO

Relacionamento com os colaboradores

A. Direitos humanos no trabalho

A Multicom entende que, para ser produtivo e ao mesmo tempo agradável, o ambiente de trabalho deve favorecer uma relação respeitosa entre as pessoas. Por isso, exige que em todos os relacionamentos, as pessoas sejam tratadas com dignidade e respeito. A empresa prega uma relação baseada na cortesia, na consideração, no reconhecimento e na discrição. A empresa também reconhece e valoriza os direitos humanos. Dessa forma, suas atitudes são baseadas no respeito à vida, à dignidade, à igualdade, a liberdade de pensamentos, associação e expressão. Ademais, despreza qualquer tipo de distinção e preconceito de qualquer natureza. Respeita e valoriza a diversidade social e cultural e as diferenças individuais, dispensando a todas as pessoas tratamento equilibrado, sem preconceitos de origem social, cultural, ética, ou relativos a gênero, idade, religião, opinião política, orientação sexual, condição física, psíquica e mental, nem qualquer outra forma de discriminação. A empresa estimula a livre manifestação de ideias, repudiando ameaças, chantagens, humilhações, intimidações, desqualificações ou assédio de qualquer natureza nas relações de trabalho. Como também garante a seus colaboradores o acesso a todas as informações funcionais que lhes digam respeito. A Multicom não admite, em nenhuma hipótese, a exploração do trabalho infantil e reserva-se o direito de não contratar serviços ou ter relacionamento comercial com organizações, entidades e/ou instituições que adotem essa prática. Apoiamos e realizamos atividades que ajudam a desenvolver as crianças das comunidades onde atuamos e, na medida do possível, oferecemos estágios e programas de treinamento e aprendizagem para jovens. Todos os colaboradores, independentemente da posição hierárquica, exercerão suas funções baseadas no comportamento ético, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade ou qualquer outra forma de discriminação. Será assegurado a todos os colaboradores da empresa um ambiente livre de constrangimento moral ou sexual de qualquer ordem, para que exerçam suas funções e atividades de forma ética e transparente. A empresa disponibiliza, para todos os colaboradores, canais de comunicação efetivos, seguros e confiáveis para receber informações, sugestões, consultas, críticas e denúncias. Todos os colaboradores assumem seu compromisso com a comunicação que contribuam para a qualidade do trabalho ou de informações de caráter institucional de interesse de todos. A Multicom dará aos colaboradores, igualdade de oportunidade e desenvolvimento profissional de forma a qualificar o seu trabalho e contribuir para seu processo de ascensão profissional que será baseado em mérito de desempenho e competência. De acordo com as relações trabalhistas a empresa buscará diálogo constante com as entidades representativas dos colaboradores, garantindo o direito à negociação coletiva e à liberdade de associação.

B. Saúde, segurança e meio ambiente

A saúde e a segurança no trabalho de todos, que direta ou indiretamente prestam serviço, são um dos objetivos empresariais permanentes. A empresa garante o direito ao trabalho digno, em liberdade e em segurança, o que inclui o direito a um ambiente saudável e seguro, baseado na prevenção de danos à saúde e acidentes. O colaborador deve familiarizar-se e cumprir rigorosamente as políticas, procedimentos e práticas de saúde, segurança e meio ambiente. A Multicom incentiva o equilíbrio físico, emocional, intelectual e social de seus colaboradores, como também a adoção e a manutenção de hábitos saudáveis para o bem estar e segurança de suas equipes.

C. Proteção e uso do patrimônio e dos recursos físicos da empresa:

OBS: Entende-se por patrimônio todos os bens da empresa, tais como móveis, equipamentos, utensílios, aparelhos em geral, documentos, acervo técnico, acervo intelectual, informações concebidas ou desenvolvidas no trabalho, assim como a sua logomarca, que é parte integrante e importante do patrimônio, devendo sua utilização respeitar as normas estabelecidas pela Multicom.

A Multicom investe e mantém uma infraestrutura adequada, o uso desse patrimônio deve ser exclusivo para fins profissionais em nome da empresa e os mesmos devem ser preservados para que não haja mau uso.Todos os profissionais têm o dever de proteger e preservar os ativos da empresa contra o uso inadequado ou indevido, tratando-os com zelo e atenção, evitando perdas e danos. Estações de trabalho (desktops, notebooks, smartphones etc.) Tudo que venha a ser executado em sua estação de trabalho é de sua responsabilidade. Por isso, nunca efetue qualquer manutenção nas peças ou nas configurações das estações. Proteja a sua estação de trabalho com senha quando interromper o uso, impedindo que pessoas tenham acesso sem autorização. Internet e correio eletrônico (e-mail). O uso da internet e do e-mail, sem a prévia autorização ou conhecimento técnico e necessidade operacional, deve respeitar a Política de Segurança da Informação disponível. O e-mail fornecido pela Multicom é um instrumento de comunicação interna e externa, portanto, não é aceito realizar modificações na assinatura ou imagens do e-mail fornecido, onde deverá constar nome completo do colaborador e setor que pertence. Não utilize o correio eletrônico para passar correntes de e-mail. A privacidade dos colaboradores da Multicom é respeitada em todo o momento. Contudo, o colaborador deve estar ciente que os instrumentos, computadores, linha telefônica, celulares corporativos, materiais e espaço de trabalho pertencem à empresa e são destinados a objetivos profissionais. A empresa tem como prática monitorar o uso adequado desses recursos e se reserva o direito de fazê-lo.Diretórios de rede. Não é permitido usar os diretórios de rede para armazenar informações de cunho pessoal, utilize apenas para manter informações relevantes ao desempenho do seu trabalho. Impressoras: Não é permito utilizar a impressora da empresa para fins particulares, como também imprimir documentos sigilosos da empresa e deixar cópias de documentos esquecidos nos equipamentos de impressão.

D. Propriedade intelectual e direito autoral

É vetado usar para fins particulares, divulgar ou repassar a terceiros, tecnologia, metodologia, know-how, dados de clientes, fornecedores, assim como outras informações de propriedade da empresa, salvo com autorização expressa definida em reunião de diretoria. O resultado do trabalho de natureza intelectual e de informações estratégicas é de propriedade exclusiva da Multicom.

E. Informações privilegiadas

Informações ligadas à competitividade da empresa devem permanecer confidenciais, não podendo ser divulgadas sob qualquer pretexto e nem gerenciadas para o colaborador obter qualquer tipo de vantagem. Fique atento a sua postura. Em ambientes públicos, é considerada violação deste Código: Manifestação de opinião ou discussão de negócios da empresa em salas de aula, taxi, restaurantes e eventos; Utilização de computadores em salas de espera e a bordo de aviões, expondo informações estratégicas da empresa.

F. A publicação de notícias pela mídia

Engloba jornal, revista, internet, rádio, TV, redes sociais etc. Envolvendo fatos gerados pela Multicom ou com a participação dela, que expõe seu nome ao público. Esta atividade na empresa é de responsabilidade exclusiva da diretoria, que conta com a área de marketing e comunicação para conduzir o assunto de forma profissional e técnica. Este setor define e/ou autoriza divulgações considerando sempre a estratégia de divulgação da Multicom. Ao receber uma solicitação de informação, nenhum colaborador está autorizado a transmiti-la sem antes entrar em contato com a área de marketing /comunicação. A exceção fica aos porta-vozes da empresa, que podem se pronunciar de acordo com os assuntos de suas alçadas. Ao ser convidado para fazer palestras ou prestar informações para trabalhos acadêmicos sobre a Multicom, é importante que o colaborador solicite autorização prévia ao seu gestor imediato que irá definir, junto ao o setor de marketing, o que pode ser divulgado sem ferir critérios de confidencialidade ou causar prejuízos a imagem da empresa. As dúvidas devem ser compartilhadas com o marketing que, eventualmente, ajudará com informações que possam acrescentar ao trabalho ou a palestra e que não seja prejudicial a empresa.

G. Uso de álcool, droga e porte de armas

É expressamente proibido ingressar no ambiente de trabalho sob efeito de bebidas alcoólicas e qualquer tipo de drogas, bem como consumir ou portar nas dependências da empresa durante eventos ou comemorações. Assim como, fumar nas dependências internas da empresa, sendo possível fazê-lo somente nas áreas destinadas para tal. Também é expressamente proibido portar qualquer tipo de arma nas dependências da empresa. O porte é permitido exclusivamente aos profissionais de segurança devidamente treinados para o uso de armas

H. Participação política em entidades de classe e afins

A Multicom não é vinculada a partido político. A empresa respeita a pluralidade política de seus colaboradores e acredita que o debate político é saudável na medida em que promove a democracia e a diversidade de ideias. A empresa também reconhece que a opção partidária é individual e, por isso, mantém um posicionamento neutro em períodos de eleição política e não permite que seus colaboradores façam campanha eleitoral dentro da empresa. Também não permite a distribuição de material político-partidário em suas dependências. Por outro lado, a empresa é ciente de que todo cidadão brasileiro tem o direito de se candidatar a cargos políticos e respeita tal decisão quando tomada por um colaborador, desde que a atitude não interfira em suas responsabilidades profissionais. No caso de o colaborador ocupar cargos ou exercer participação de qualquer natureza em entidades externas sem correlação às suas atividades na Multicom, ele deve comunicar por escrito seu gestor imediato, para avaliação de possíveis conflitos de interesse ou de concorrência com o horário de trabalho. A participação de colaboradores como representantes da Multicom em comitês diretivos de entidades de classe e afins, que tenham representatividade no mercado em que a empresa atua, deve ser designada pela diretoria.

I. Apropriação de bens

Dentre as condutas esperadas ou autorizadas de seus colaboradores, a Multicom não tolera a apropriação indevida de bens da empresa ou de qualquer pessoa. Em campanhas, eventos, demonstrações e similares, o acervo que compõe os ambientes não pode ser apropriado. Os bens devem ser entregues à empresa, que se responsabilizará pela distribuição, sorteio ou doação dos itens.

J. Brindes e presentes

Não aceite favores ou presentes (brindes, cortesias, etc.) de caráter pessoal que resultem de relacionamento com a empresa e que possam influenciar decisões, facilitar negócios ou beneficiar terceiros. Não ofereça e não aceite presentes brindes caros (passagens, hospedagens e mordomias). Brindes que não tenham a marca institucional da empresa que você se relaciona devem ser encaminhados ao seu superior que definirá a sua destinação. Também não é aceito oferecer, prometer ou autorizar que se dê qualquer coisa de valor como: presentes, viagens, refeições, artigos de entretenimento, doação, patrocínios, ofertas de emprego e outras vantagens à autoridade nacional ou estrangeira; quer diretamente ou por meio de intermediário, tal como um agente, procurador ou advogado, a fim de influenciar a ação do colaborador para obter vantagens impróprias que possam beneficiar o funcionário governamental ou membro de sua família.

K. Relacionamento afetivo entre colaboradores

No ambiente de trabalho e eventos corporativos, os relacionamentos profissionais podem coexistir com os afetivos. Entretanto, as questões particulares não devem interferir na rotina de trabalho, sejam elas discussões ou demonstrações de afeto.

L. Comportamento e vestuário

Não é aceito uso de decotes exagerados, saias ou bermudas curtas, além de camisas ou camisetas masculinas sem mangas. O vestuário e a aparência devem refletir uma imagem profissional.

M. Conflito de interesses

Conflitos de interesses são quaisquer situações em que o atendimento às pretensões do colaborador possa representar, direta ou indiretamente, impacto adverso aos interesses da Multicom. Os colaboradores têm o dever de lealdade, devendo defender os legítimos interesses das empresas da Multicom. Todas as situações que apresentem ou pareçam apresentar conflito de interesses entre a Multicom e os seus colaboradores devem ser evitadas, inclusive conflitos que envolvam seus familiares ou pessoas do seu relacionamento próximo, tanto profissional quanto pessoal.

Nesse sentido, é proibido aos colaboradores utilizar o nome da Multicom, informações privilegiadas, o cargo ou a função para tomar decisões ou influenciar negociações com o propósito de obter vantagem pessoal ou beneficiar terceiros.

Interesses pessoais, sejam comerciais, políticos, sociais ou religiosos, não devem ser priorizados durante o horário de trabalho.

Regras para cargos de liderança

Não se admite nenhuma decisão que afete a carreira profissional dos subordinados baseada em sentimento de amizade, relacionamento fora da empresa ou rejeição pessoal; É proibido usar seu cargo, função ou informações sobre negócios e assuntos da empresa ou de seus clientes para influenciar decisões que venham a favorecer interesses próprios ou de terceiros; Ser responsável, não só pela própria conduta, mas também tem a obrigação de comunicar qualquer violação do Código deÉtica e Conduta;• Propiciar aos seus colaboradores igualdade de acesso às oportunidades de desenvolvimento profissional existentes, segundo suas características, competências e atribuições, de acordo com interesses da organização; É obrigatória dos ocupantes de cargos de liderança a preocupação e a tomada de ações práticas em prol do desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores. Isso não significa apenas pleitear investimentos em treinamento por parte da empresa, mas repassar conhecimentos e vivências que contribuam para a capacitação técnica e humana de sua equipe; ser tolerante, humilde, flexível e receptivo, pois ideias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Dispor-se a ouvir abertamente para depois julgar; em processos de seleção, avaliar os candidatos de acordo com critérios necessários ao bom desempenho da função, empenhando-se em trata-los com gentileza e respeito; As considerações primordiais para a seleção e a promoção de colaboradores são a imparcialidade e a ausência de favoritismo. Considerando-se que esta política permite a admissão de amigos ou parentes de colaboradores, deve ficar claro que o parente ou o amigo não recebeu tratamento preferencial em relação a outros candidatos; A demonstração de interesse de um subordinado em participar de um processo de recrutamento interno deve ser entendida pela liderança como uma alternativa normal de evolução de carreira, não podendo dar ensejo a nenhum tipo de retaliação; Deve-se ter como compromisso o retorno a todo e qualquer processo de trabalho com parceiros, clientes, fornecedores, instituições, comunidade etc, não os deixando sem resposta.

Relacionamento com público externo

A. Clientes

O relacionamento da Multicom com seus clientes se baseia na honestidade e na integridade. Isso significa que todas as decisões da Multicom devem sempre incluir avaliação de natureza ética. As práticas devem ser compatíveis com os valores da organização. Utilizar sempre a prática comercial ética que vise à manutenção de uma relação confiável e duradoura com o cliente e mercado.

B. Fornecedores

Para que os planos se transformem em ações e resultados, a Multicom conta com a parceria de diversos fornecedores diretos e indiretos. A seleção desses parceiros é rigorosa, não havendo qualquer tipo de favorecimento, e é baseada na melhor relação custo-benefício para a empresa e para seus clientes e consumidores. Todas as transações são legais, de acordo com diretrizes claras e as melhores práticas comerciais. Nossas políticas e práticas devem ser repassadas aos fornecedores, deixando claro nosso posicionamento, especialmente no que tange aspectos de responsabilidade social.

C. Parceiros

Todos os processos de negociação devem ser orientados pela honestidade e transparência, além de sempre buscarem a veracidade das informações fornecidas para os parceiros. Somente assim se obtém a credibilidade exigida para o desenvolvimento dos negócios da empresa.

D. Órgãos governamentais

A Multicom apoia o diálogo aberto e construtivo que possa promover melhorias no âmbito governamental. O relacionamento com instituições do poder público obedece às normas legais e respeita as prescrições morais, de forma transparente, assegurando relações justas e profissionais. Em fiscalizações de qualquer natureza, os colaboradores responsáveis pelo atendimento são orientados a cooperar com os agentes públicos, cedendo objetivamente as informações solicitadas.

E. Dos deveres inerentes aos clientes, fornecedores e parceiros em relação à Multicom

A Multicom julga fundamental o resguardo às normas trabalhistas, ambientais e anticorrupção, bem como respeito ao livre mercado e concorrência, por parte de todos os terceiros com quem se relaciona. Assim, a empresa repudia o trabalho escravo, desrespeito ao meio ambiente, bem como relacionamento escuso com o Poder Público. Também não tolera oferta de brindes e presentes a colaboradores e prestadores de serviços seus, que tenham sido realizadas com o propósito de obter vantagem comercial, contratual ou de qualquer tipo, para si ou para terceiros. Além disso, e da mesma forma que respeitamos a propriedade intelectual daqueles com quem nos relacionamos, solicitamos respeito àquela pertencente às empresas do grupo, cujo desrespeito irá gerar o fim do relacionamento. Finalmente, as negociações deverão ser sempre conduzidas pelos clientes, fornecedores e parceiros em estrita boa-fé e ética, com probidade e respeito aos gestores e colaboradores da Multicom, visando ao final alcançar objetivos proveitosos e eficientes a ambas as partes envolvidas.

F. Concorrentes

A Multicom respeita as demais empresas que atuam no mercado de tecnologia e assegura uma concorrência saudável, isenta de espionagem ou outras práticas que não estejam associadas a métodos leais e legais. Comentários que possam afetar a imagem dos concorrentes ou contribuir para a divulgação de boatos não devem ser feitos. Todas as instituições devem ser tratadas com o mesmo respeito com que a organização espera ser tratada. Não se deve fornecer, para concorrentes, qualquer tipo de informações da empresa, sem o consentimento da diretoria. Toda a informação de mercado e sobre concorrentes deve ser obtida por meio de prática.

G. Comunidade

A Multicom e seus colaboradores defendem os direitos humanos, os princípios de justiça social e respeitam os valores culturais, reconhecendo a importância das comunidades para o sucesso da organização. Para isso, realizamos investimento social privado para projetos da comunidade e apoiamos o trabalho voluntário empresarial promovido por nossos colaboradores.

H. Acionistas

O relacionamento com os acionistas deve basear-se na comunicação precisa, transparente e oportuna de informações que lhes permitam acompanhar as atividades e o desempenho da empresa, bem como na busca por resultados que tragam impactos positivos no valor de mercado da empresa. Devem-se proteger as informações ainda não divulgadas publicamente que possam influenciar as movimentações do mercado e decisões de investimentos.

I. Meio ambiente

A Multicom assegura a preservação do meio ambiente com práticas que não se limitam ao cumprimento das leis ambientais, mais que isso, com práticas que reforçam a cultura de respeito aos recursos naturais do planeta e que é incentivada entre todos os seus públicos de relacionamento. Periodicamente, são promovidas campanhas de conscientização aos colaboradores com foco na preservação do meio ambiente, através do uso racional da água e energia elétrica, coleta seletiva de lixo, destinação apropriada de pilhas e baterias, entre outros. Havendo violação a estas orientações, a Multicom aplicará as penalidades previstas na legislação e/ou no contrato, sem prejuízo de cobrar as indenizações cabíveis.

Recomendação para todos

É fundamental dedicar-se de forma comprometida e verdadeira no desempenho de sua função. É negligência ver algo importante que tenha que ser feito e não fazer, ou deixar de alertar o profissional competente; A integridade pessoal e profissional deve refletir em seu comportamento, não colocando em risco a segurança física, financeira, patrimonial e moral sua e da Multicom; Questionar as situações, decisões e orientações que sejam contrárias aos princípios éticos e de conduta da Multicom ou seus propósitos; Apresentar críticas construtivas e sugestões visando aprimorar a qualidade do trabalho e do serviço; A Multicom reconhece que relacionamentos afetivos entre colaboradores podem acontecer, contudo exige que as relações pessoais sejam mantidas de forma respeitosa e apropriadas para um ambiente de trabalho. No âmbito da empresa, o relacionamento deve ser estritamente profissional; deve-se ter como compromisso o retorno a todo e qualquer processo de trabalho com parceiros, clientes, fornecedores, instituições, comunidade etc.

A. Profissionalismo

O profissionalismo é o exercício rigoroso das nossas competências, que demonstra o respeito pelo nosso trabalho e o orgulho de um serviço bem feito. Com isso:

  • Seja claro e direto com a sua comunicação e desenvolva esta habilidade aproveitando as horas vagas para discutir assuntos informativos;
  • Aprenda a deixar e anotar recados;
  • Não estimule conversas que prejudiquem a equipe e a empresa;
  • Tenha segurança e passe aos mais novos a informação correta do trabalho;
  • Ponha-se no lugar do outro para entender melhor os seus pontos de vista;
  • Fale com liberdade e aprenda a ouvir;
  • Dê retorno a quem tem expectativa no seu trabalho;
  • Repasse seu conhecimento para os demais;
  • Interaja com seus pares, líderes e subordinados;
  • Posicione-se quando necessário, mas seja justo e reconheça quando a pessoa teve mérito;
  • Não esqueça, quanto maior o poder maior a responsabilidade;
  • Saiba agir com simplicidade;
  • Seja feliz e educado, cumprimente as pessoas;
  • Perceba e reconheça a contribuição dos colegas nos acertos da equipe;
  • Enxergue e assuma a sua contribuição nos erros. A empresa aceita seus
  • erros, desde que você aprenda com eles;
  • Tudo que precisa ser feito, merece ser bem feito. Não tenha vergonha de perguntar novamente se você não entendeu direito como fazer o trabalho. Pergunte até entender;
  • Aprenda a ensinar, tenha paciência e coloque-se no lugar de quem tem menos experiência que você. Desenvolva as pessoas;
  • Comemore as conquistas e os resultados obtidos, reveja e planeje os novos desafios.

B. Cooperação

A Multicom visa manter relações humanas e harmoniosas em todos os níveis. Neste contexto, a cooperação e o trabalho em equipe são os grandes aliados da cultura da empresa, eles reforçam a preocupação com o ambiente saudável. O espírito de parceria é o reconhecimento desse laço essencial de colaboração, das obrigações morais que nos ligam aqueles que contribuem para fazer de nós o que somos: Obrigação de fidelidade e de respeito pelas promessas assumidas no pequeno e longo prazo, independente da conjuntura; Obrigação de partilhar o sucesso com todos aqueles que dele participaram; Obrigação de lealdade, confiança mútua e de transparência. A Multicom entende que, associando coletividade de forma acolhedora com senso de justiça, respeito e igualdade de direitos, fazem do espírito de parceria e cooperação um traço essencial de nossa identidade, praticá-lo significa empenhar-se ao máximo para prosperar em benefício de todos.

Atitudes consideradas antiéticas

Atitudes Consideradas Antiéticas

  • Sonegar informações importantes, seja para sua liderança, subordinados e colegas;
  • Não preparar o seu sucessor com a intenção de tornar-se insubstituível na empresa;
  • Divulgar ideias ou projetos de outra pessoa como se fossem seus;
  • Divulgar negócios e operações da empresa, de clientes ou fornecedores, sabidamente sigilosos ou que estão em processo de concretização;
  • Estabelecer relações comerciais, eventuais ou habituais, na condição de representante da Multicom, com empresas em que você ou pessoas de seu relacionamento familiar e pessoal tenham interesse ou participação, direta ou indireta, sem o conhecimento formal da diretoria;
  • Contratar e/ou promover parentes e amigos sem que seja comprovada imparcialidade e ausência de favoritismo, ou seja, não deve haver tratamento preferencial em relação a outros candidatos;
  • Comprometer o desempenho das atividades relacionadas ao trabalho da empresa, com o exercício de outras atividades remuneradas ou não, mesmo que fora do horário de expediente. Salienta-se que as mesmas não podem interferir na produtividade, qualidade, tempo ou resultado do trabalho que desempenha na empresa, bem como na saúde ocupacional;
  • Manifestar violência física ou verbal, sob qualquer forma, tanto no ambiente de trabalho como nos de lazer proporcionado pela empresa;
  • Escrever mensagens em linguagem não profissional, comprometendo a imagem da Multicom, não respeitando a legislação vigente e os princípios de conduta da empresa;
  • Manifestar-se publicamente em nome da Multicom quando não autorizado e habilitado para tal;
  • Utilizar roupas não adequadas: decotes exagerados, saias curtas, shorts ou bermudas curtas e camisas sem manga no ambiente de trabalho;
  • Disseminar informações de caráter não profissional que prejudiquem os colaboradores e a Multicom, como comentários mal intencionados e fofocas;
  • Expor questões particulares como discussões ou demonstração de afeto no ambiente e horário de trabalho, bem como em eventos corporativos;
  • Praticar assédio, tais como sexual, econômico, moral, etc., ou situações que configurem pressão, intimidação ou ameaças no relacionamento entre colaboradores, independentemente de seu nível hierárquico.

Gestão do Código de Ética e Conduta Corporativa

Para zelar pela aplicação do nosso Código de Conduta e Ética Corporativa, formamos o Comitê de Conduta e contamos com o apoio dos nossos gestores.

Cabe ao Departamento de Recursos Humanos disponibilizar e divulgar o Código de Conduta e Ética Corporativa a todos os nossos colaboradores.

A. Comitê de Conduta

  • José Tadeu Bijos – CEO
  • Celso Rodrigues de Almeida – Diretor
  • Rômulo Castilho Neves – Diretor

B. Canal de Comunicação

Os colaboradores podem relatar ao Comitê qualquer situação de descumprimento aos valores e condutas estabelecidos por este código, às políticas internas e à legislação vigente.Os eventuais relatos direcionados ao Comitê de Conduta, através do email codigoetica@multicom.net serão tratados de forma confidencial, não se admitindo, sob nenhuma circunstância, qualquer tipo de retaliação ou represália ao colaborador ou outra pessoa que utilizar o Canal de Conduta.

C. Violação

Condutas que possam caracterizar infração a este código, bem como aquelas em desconformidade com leis e padrões éticos em geral estão sujeitas a ações disciplinares. O Código de Conduta e Ética Corporativa é disponibilizado a todos os nossos colaboradores de forma a garantir a transparência da gestão na Multicom.