Skip to main content
  • Resources
  • Noticías sobre Finanças

Terceira onda do PIX é adotada pelas concessionárias de serviços públicos e grande varejo.

Desde sua criação em fevereiro de 2020, O Pix vem ganhando cada vez mais espaço como opção de meios de pagamento. Sua praticidade, agilidade e isenção de taxas fez do PIX o “queridinho dos brasileiros”. 

Desde sua criação em fevereiro de 2020, O Pix vem ganhando cada vez mais espaço como opção de meios de pagamento. Sua praticidade, agilidade e isenção de taxas fez do PIX o “queridinho dos brasileiros”. 

Segundo dados da Febraban, com base nos números do Banco Central, já no primeiro mês de funcionamento, a modalidade pix superou as transações feitas com DOC. E, quase um ano depois superava as transações com TED.  Seguindo na frente também dos pagamentos feitos com boleto. Em maio de 2021, o PIX ultrapassou a soma dessas três modalidades.

A primeira onda, logo no lançamento, o pix veio facilitou as transferências entre pessoas físicas. Já a segunda onda, foi quando pequenos comerciantes e prestadores de serviços passaram a adotar o pix como meio de pagamento.

A terceira onda, que acompanhemos atualmente, foi a adoção desse sistema pelo grande varejo e pelas concessionárias de serviços públicos. E, para isso, foi necessário adaptar seus sistemas de pagamentos. Esse ainda é um desafio, pois nem todo grande varejista, ou concessionária está preparada para esta transformação.

Novas modalidades de pagamento por PIX ainda deverão ser implementados pelo Banco Central. A expectativa é que logo no início de 2024, modalidades como o PIX automático, recorrente e parcelado sejam lançados no Brasil. Beneficiando ainda mais os pagamentos mensais de contas de luz, água, gás, streaming dentre outros.

O estudo para implantação do PIX parcelado no Brasil está em fase avançada. O Banco Central já realizou testes piloto com algumas instituições financeiras e está preparando a regulamentação para a modalidade. O PIX parcelado é uma operação de crédito que permite ao usuário parcelar o valor de uma transação PIX em até 36 vezes. O pagamento é feito por meio de uma linha de crédito pré-aprovada pela instituição financeira.

Nós da Multicom.net estamos acompanhando de perto todas estas iniciativas, mantendo nosso time sempre atualizado para implantar de forma transparente e ágil as iniciativas digitais em seu negócio.

Nosso objetivo é aumentar a excelência operacional de nossos clientes, através da utilização da tecnologia de ponta em integração eletrônica, meios de pagamento e aplicações na nuvem.