Skip to main content
  • Resources
  • Matérias

Inteligencia Artificial exige novas habilidades no trabalho. Quais são?

Usar Inteligência Artificial em breve será como mandar um e-mail no trabalho! Algo corriqueiro e banal. Entretanto, no momento, as empresas e seus colaboradores procuram identificar e entender o que realmente importa no meio desse enorme burburinho sobre o tema. O desafio atual é encontrar formas de aumentar a produtividade em meio à crise econômica, usando a IA como principal ferramenta de trabalho.

Usar Inteligencia Artificial em breve será como mandar um e-mail no trabalho! Algo corriqueiro e banal. As empresas e seus colaboradores procuram ativamente identificar e entender o que realmente importa no meio desse enorme burburinho sobre o tema.

O desafio atual é encontrar formas de aumentar a produtividade em meio à crise econômica, usando a Inteligência Artificial como principal ferramenta de trabalho. 

Com esse próposito, a Microsoft lançou o Work Trend Index Annual Report, um estudo que analisa como a Inteligência Artificial está pronta para criar novas formas de trabalhar e quais as habilidades que serão demandadas neste novo cenário.

Para obter os dados, a Microsoft conduziu entrevistas com 31.000 trabalhadores empregados ou autônomos em tempo integral em 31 países. Ao analisar os indicativos de produtividade do Microsoft 365 e as tendências de trabalho do LinkedIn Economic Graph, a empresa obteve insights valiosos.

Como a Inteligência Artificial pode te ajudar no trabalho?

Apesar de 49% das pessoas demonstrarem preocupação com a segurança de seus empregos, por outro lado, é surpreendente observar que 70% dos funcionários estariam dispostos a delegar o máximo de trabalho possível à Inteligência Artificial para evitar o esgotamento. Esse comportamento foi denominado pela Microsoft como ‘Aliança IA-funcionário’

A maioria dos funcionários disse que se sentiria confortável usando a Inteligência Artificial para quase todos os aspectos de seu trabalho, desde tarefas administrativas até trabalhos analíticos e criativos.

O relatório também mostra que as pessoas acreditam ser possível, através da Inteligência Artificial, aumentar a criatividade, quando se trata de pensar novas formas para “editar” o trabalho que realizam. 

O que fazer para trabalhar com Inteligência Artificial?

E De acordo com a pesquisa da Microsoft, adicionalmente, 82% dos líderes globais disseram que os funcionários precisarão desenvolver novas habilidades em um ‘futuro impulsionado pela Inteligência Artificial’. Isso inclui todos os cargos e os setores.

Inteligência Artificial já deixou de ser assunto exclusivo de tecnologia e passou a ser um tema de RH. 

Um dos pontos de destaque nas discussões é sobre a capacidade que se deve ter para discernir, quando aplica-se uma capacidade de Inteligência Artificial, ao invés de utilizar uma soft skill.

Quais são as habilidades necessárias para um futuro com AI?

Gustavo Bodra, CTO e sócio da plataforma de conhecimento StartSe, analisou as 5 habilidades detectadas pelo estudo:

  • 1. Julgamento analítico: “Identificar quando as IAs estão ‘alucinando’ é importante. Nem sempre o resultado entregue é exatamente o que você espera.”

  • 2. Flexibilidade: “O mercado está mudando muito rápido. Produtos que foram lançados nos últimos 3 meses já estão ficando obsoletos pelas novas funcionalidades do ChatGPT. Não há mais tempo para ficar esperando.”

  • 3. Inteligência emocional: “Conseguir lidar com o avanço da tecnologia e com os desafios do dia-a-dia do trabalho exige equilíbrio das soft e das hard skills, destacando a inteligência emocional. Ela virou diferencial e deve ser trabalhada.”

  • 4. Curiosidade intelectual: “Conhecer coisas novas é o melhor antídoto contra a obsolescência.”

  • 5. Detecção e tratamento de vieses que a Inteligência Artificial possa trazer: “AIs são treinadas com dados que contém viés. Saber identificar nos ajuda a eliminar estes vies.”

  • 6. Delegação de IA (prompts) [capacidade de instruir a Inteligência Artificial]: “O poder das AIs generativas está em saber fazer a pergunta correta. Com uma pergunta simplista, você receberá respostas simplistas. Com perguntas bem elaboradas, você receberá respostas incríveis!”

A AI pode mudar o trabalho para melhor?

Em entrevista à CNBC, Colette Stallbaumer, gerente geral do Microsoft 365, disse que a companhia está otimista sobre como a IA pode mudar radicalmente o processo de trabalho para melhor. Ela, ao contrário do que parece ser a opinião de uma maioria assustada,  acredita  no potencial de criação de mais empregos através da IA.

Um esforço concentrado será amplamente consensualmente considerado como necessário. Esse esforço deve ser capaz de promover o correto ajuste na tecnologia em termos de cultura organizacional, profissionalismo e ética.

Conheça nosso site: https://multicom.net/

Texto por: Hilbernon M S Neto